Topo

Esper visita Cabul em meio a pedidos para EUA retomarem diálogo com talibãs

20/10/2019 11h27

Cabul, 20 out (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, chegou neste domingo ao Afeganistão para se reunir com autoridades do país em meio aos pedidos de retorno aos diálogos de paz entre o governo americano e os talibãs.

"O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, chegou hoje a Cabul para se reunir com os principais líderes afegãos, dos EUA e da Otan", confirmou à Agência Efe o escritório de imprensa das forças americanas na capital afegã.

Durante a visita, Esper também receberá "uma atualização das operações", mas por razões de segurança não serão divulgados detalhes específicos da agenda.

Sediq Sediqqi, porta-voz do presidente afegão, Ashraf Ghani, disse que o secretário de Defesa tem prevista uma reunião com o governante no final da tarde.

Washington e o grupo insurgente realizaram durante o último ano nove rodadas de negociações em Doha, no Catar. Os encontros já tinham resultado em uma minuta de acordo, mas o presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou as conversas abruptamente no mês passado, após um atentado em Cabul no qual morreu um americano.

Desde o fim da missão de combate da Otan, em janeiro de 2015, os Estados Unidos mantêm um contingente no Afeganistão como parte da nova missão de assessoria às tropas afegãs e outro em tarefas "antiterrorismo".

A Otan deixou de divulgar números sobre os soldados de cada país que fazem parte de sua missão. A estimativa é que os EUA tenham entre 5.000 e 10.000 soldados no Afeganistão. EFE