Topo

Militares decretam novo toque de recolher em Valparaíso e Concepción

21/10/2019 14h22

(Atualiza com toque de recolher em Concepción)

Santiago (Chile), 21 out (EFE).- O contra-almirante da Marinha chilena Juan Andrés De La Maza, designado pela Defesa Nacional para Valparaíso desde o estabelecimento do estado de emergência, decretou nesta segunda-feira um novo toque de recolher para toda a região a partir das 20h (mesmo horário em Brasília).

A medida, que se repetirá nessa região pelo segundo dia consecutivo, valerá até as 6h de terça-feira e foi adotada devido a possíveis novos distúrbios derivados dos protestos contra a desigualdade.

De La Maza também determinou o reforço da presença militar nas cidades de Catemu e Olmué, principais focos de incêndios provocados nesta madrugada e na noite de domingo. Segundo o militar, não haverá desabastecimento na região.

Também foi decretado o toque de recolher na província de Concepción, na região de Bío-Bío, onde a medida será aplicada mais cedo, às 18h.

O governador regional, Sergio Giacaman, disse no Twitter que a decisão foi adotada após avaliar a situação com o contra-almirante Carlos Huber, o militar a encarregado da ordem pública em Bío-Bío.

Os protestos que começaram devido ao encarecimento do metrô de Santiago derivaram outras reivindicações, como as manifestações contra o aumento do custo de vida e a desigualdade social.

Já foram contabilizadas dez mortes devido aos distúrbios. Nos últimos dias, o pânico se espalhou pelas ruas em meio às barricadas, aos incêndios, aos saques a lojas e confrontos entre manifestantes violentos e a polícia. Segundo o presidente do Chile, Sebastián Piñera, o país está travando "uma guerra" contra os radicais. EFE