Topo

Opositor de Morales pede ao mundo que impeça Bolívia de virar uma ditadura

23/10/2019 16h09

La Paz, 23 out (EFE).- O ex-presidente boliviano Carlos Mesa, principal adversário do atual ocupante do cargo, Evo Morales, nas eleições realizadas no país no último domingo, pediu nesta quarta-feira que a comunidade internacional fique em alerta para evitar que a Bolívia seja transformada em uma ditadura.

"Que (a comunidade internacional) se mantenha vigilante (...) para que a (Bolívia) não entre no caminho da ditadura pelo qual o presidente Morales nos quer levar", disse Mesa, candidato pela aliança Comunidade Cidadã, em pronunciamento ao povo boliviano.

O vídeo de Mesa foi uma resposta ao discurso feito por Morales horas antes. O atual presidente da Bolívia fez um alerta sobre uma tentativa em curso de golpe de Estado por parte da oposição, que não reconhece os resultados parciais do pleito já divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral.

Segundo a apuração do sistema de Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP), o candidato do Movimento ao Socialismo (MAS) seria reeleito no primeiro turno.

"Claramente se referiu a mim como responsável por essa suposta intenção de interromper a ordem constitucional", disse o opositor, que não foi citado diretamente por Morales no discurso.

Mesa ainda acusou Morales de ser um "candidato ilegal" por "vulnerar a ordem constitucional" e controlar todos os poderes do Estado, não só o Executivo, como cabe ao presidente do país, mas também o Legislativo, Judiciário e Eleitoral.

O opositor citou especificamente a decisão do Tribunal Constitucional, que permitiu que Morales se candidatasse mais uma vez, apesar de a Constituição limitar expressamente que o presidente só pode permanecer no cargo por dois mandatos consecutivos.

Além disso, Mesa disse que a acusação de Morales pode incitar a violência no país.

Morales também foi criticado por Mesa por já se proclamar vencedor das eleições sem esperar o fim da apuração e por isso considerou que está claro que há uma "fraude gigantesca em andamento".

"Qualquer resultado que dê Evo Morales por vencedor em primeiro turno é produto de uma fraude", denunciou o candidato da Comunidade Cidadã.

Mesa convocou os bolivianos a manter de forma pacífica os protestos registrados desde segunda-feira no país até que seja proclamada a realização do segundo turno. E pediu união entre opositores e movimentos cívicos, para que todas as forças vivas do país defendam juntas a democracia contra a "atitude autoritária de Morales".

A apuração oficial dos votos está em quase 97%. Morales está com 46,5% dos votos contra 37% de Mesa. Para vencer em primeiro turno, o atual presidente ampliar a vantagem, que é atualmente de 9,5 pontos percentuais, para 10. EFE