Topo

Governo da Ucrânia diz estar pronto para acelerar processo de adesão à Otan

31/10/2019 09h57

Kiev, 31 out (EFE).- O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, disse nesta quinta-feira que o país está preparado para se aproximar ainda mais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e, com isso, acelerar o processo para aderir à aliança militar.

"Estamos preparados para cooperar mais estreitamente com a aliança e para acelerar nossos preparativos para nos tornarmos membros da Otan", disse Zelenski em entrevista coletiva.

"Não descartamos a oportunidade para a Ucrânia de participar do Plano de Ação para a Adesão (MAP) e estamos prontos para mostrar, por meio do trabalho prático, que merecemos entrar na aliança", completou.

Zelenski estava acompanhado do secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, após uma reunião em Kiev que contou com a presença de embaixadores de 29 países que fazem parte do bloco militar.

A Ucrânia solicitou a ativação do MAP há 11 anos, durante cúpula da Otan realizada em Bucareste. A organização afirmou que o país se tornaria um dos membros da aliança no futuro, mas não o convidaram formalmente a aderir ao plano de ação desde então.

Stoltenberg disse que a visita dos embaixadores à Ucrânia é uma prova do apoio da organização e de todos os aliados. Segundo ele, a Otan já se comprometeu a enviar mais de 40 milhões de euros para ajudar o país em áreas como cibersegurança e reabilitação médica dos militares.

"Estamos reforçando a resistência da Ucrânia contra ameaças híbridas e ataques cibernéticos", disse o secretário-geral da Otan. EFE