Topo

Em meio à crise, ministro de Governo de Morales está na embaixada argentina

11/11/2019 15h44

Buenos Aires, 11 nov (EFE).- O ministro de Governo de Bolívia, Carlos Romero, está abrigado na embaixada argentina em La Paz, em meio à tensão vivida nas ruas do país e depois da renúncia do presidente Evo Morales, pedida neste domingo.

A informação foi confirmada à Agência Efe pelo Ministério de Relações Exteriores de Argentina, que explicou que Romero, responsável pela pasta desde 2015, está "sob guarda" e isso não configura um asilo.

Quando a crise era iminente, mas Morales ainda não havia renunciado, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, negou que o Executivo de Mauricio Macri tivesse recebido um pedido de asilo de Morales, seja na Embaixada da Argentina em La Paz ou viajando para o país. No entanto, ele admitiu que seria possível recebê-lo.

"Quando alguém pede abrigo porque teme por sua vida, por sua integridade física, há uma tradição latino-americana de dar abrigo, e a Argentina adere esta tradição", pronunciou-se hoje o Ministério.

Vários governos, como os do México e do Uruguai, consideram que a saída do presidente da Bolívia, cuja renúncia foi solicitada pelas Forças Armadas, é um golpe de Estado. Quem também pensa assim é o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, que tomará posse em 10 de dezembro, o governo macrista exclui essa situação.

"Neste momento, e seguindo o assunto passo a passo, não há elementos para descrever isso como um golpe de Estado existente", disse o ministro das Relações Exteriores depois da reunião ministerial na Casa Rosada. EFE