Topo

Presidente do Ciudadanos renuncia após encolhimento do partido nas eleições

11/11/2019 10h54

Madri, 11 nov (EFE).- O presidente do Ciudadanos, Albert Rivera, apresentou nesta segunda-feira a renúncia da função e anunciou que está deixando a política, um dia depois da realização de eleições em que o partido sofreu queda de 57 para dez deputados no Congresso da Espanha.

"A vida é muito mais que a política. Tenho vida, a tive e a terei além da política", afirmou o líder, em entrevista coletiva.

Rivera garantiu que sequer tomará posse como parlamentar eleito, após a divulgação dos resultados, já que afirma que "por responsabilidade e coerência", precisa assumir a responsabilidade, como presidente do Ciudadanos.

O agora ex-líder garante que se afasta para que o projeto político da legenda continue e assegura que a corrente de "centro" segue existindo na Espanha.

Durante a campanha eleitoral, Rivera se opôs a uma aliança com o PSOE, partido do presidente do governo, Pedro Sánchez, que terminou as eleições na primeira posição.

O Ciudadanos, que foi fundado na Catalunha em 2006, como oposição ao nacionalismo na região, se apresentou pela primeira vez em eleições presidenciais em dezembro de 2015 e se converteu na quarta força do país, com 40 cadeiras no Congresso.

Em abril deste ano, no pleito anterior, o partido terminou em terceiro, muito perto do Partido Popular (PP), chegando a aspirar a condição de principal força de centro-direita. EFE