Topo

Atentado suicida mata 8 e fere 14 em Cabul

13/11/2019 14h14

Cabul, 13 nov (EFE).- Pelo menos oito pessoas foram mortas e outras 14 ficaram feridas, incluindo quatro estrangeiros, em um ataque terrorista suicida cometido nesta quarta-feira em Cabul, no Afeganistão, com o uso de um carro-bomba que explodiu perto do veículo de uma empresa canadense de segurança.

Entre as vítimas há crianças em idade escolar. O atentado aconteceu às 7h25 (horário local), quando as aulas começavam em um colégio da região, onde também ficam um complexo governamental e uma base militar estrangeira, disse o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nasrat Rahimi, que divulgou os números de mortos e feridos.

A detonação foi causada por um homem que dirigia uma van carregada de explosivos e explodiu o veículo em uma rua principal.

O alvo do ataque era um veículo blindado da empresa estrangeira GardaWorld, que oferece serviços de segurança e transporte principalmente para estrangeiros.

"Como resultado desse ataque terrorista, sete de nossos compatriotas foram mortos e outros dez ficaram feridos. Quatro funcionários da empresa estrangeira também ficaram feridos no ataque", disse o ministério no comunicado.

Além do veículo da empresa de segurança, outros dois veículos civis ficaram destruídos.

Até o momento nenhum grupo terrorista reivindicou o atentado. Cabul foi alvo neste ano de um grande número de grandes ataques reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (IS) e pelo Talibã.

O ataque desta quarta-feira ocorreu um dia depois de o governo afegão anunciar a libertação de três membros relevantes do movimento talibã, incluindo o filho do fundador da facção terrorista conhecida como rede Haqqani, em troca da libertação de um professor americano e de um australiano sequestrados por insurgentes. EFE