Topo

Explosão perto de protestos deixa 5 mortos em Bagdá

15/11/2019 20h31

Bagdá, 15 nov (EFE).- A explosão de uma bomba em uma praça em Bagdá, perto de onde ocorrem os protestos, matou cinco pessoas nesta sexta-feira, tornando-se o primeiro incidente deste tipo desde o início das manifestações, em 1º de outubro.

Uma fonte do Ministério do Interior declarou à Agência Efe que ao menos cinco pessoas morreram e 25 ficaram feridas em uma explosão perto da praça Al Tahrir, onde há vários manifestantes acampados há semanas.

De acordo com a fonte, o explosivo foi detonado debaixo de um veículo particular estacionado na praça de Tayaran, incendiando outros automóveis próximos. A agência iraquiana de notícias "INA" detalhou, que o explosivo era de fabricação caseira.

Até o momento, nenhuma fonte vinculou as explosões aos protestos, mas trata-se do primeiro incidente deste tipo a ocorrer na região onde os manifestantes se concentram.

Os protestos no Iraque começaram no início de outubro e tinham como reivindicações a melhora dos serviços básicos como fornecimento de água e eletricidade, além do combate à corrupção.

As forças de segurança têm reprimido os protestos com violência. Até o momento, cerca de 300 pessoas morreram e 8 mil ficaram feridas em um mês e meio de manifestações.

O primeiro-ministro iraquiano, Adil Abdul-Mahdi, reconheceu publicamente nesta semana que nos primeiros dias de protestos as forças de segurança utilizaram munição real contra os manifestantes, mas garantiu que esse tipo de armamento não está sendo utilizado atualmente. EFE