Topo

"Coletes amarelos" protestam em Paris no 1º aniversário do movimento

16/11/2019 11h38

(Atualiza número de presos e mais detalhes).

Paris, 16 nov (EFE).- Grupos de "coletes amarelos" multiplicaram neste sábado os atos de vandalismo em diferentes partes de Paris, capital da França, durante mais um dia de protestos no final de semana que marca o primeiro aniversário do início do movimento e que desta vez não teve uma grande mobilização.

O principal ponto de tensão no início da tarde foi a Praça da Itália, onde os manifestantes, na maioria das vezes com os rostos cobertos, formaram barricadas e as incendiaram, assim como algumas motos e carros.

Além disso, também destruíram pontos de ônibus, quiosques e estabelecimentos comerciais, assim como um banco.

A polícia reagiu lançando gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Até às 13h30 (horário local, 9h30 de Brasília) de hoje, mais de 40 pessoas tinham sido presas.

A Praça da Itália foi o ponto de partida, a partir das 14h (horário local, 10h de Brasília), de uma três manifestações marcadas pelos "coletes amarelos", mas que foi cancelada pelas autoridades devidos aos distúrbios.

Outro ato autorizado aconteceu mais cedo, em torno da Porte de Champerret, onde por volta das 10h (hora local) dezenas de pessoas interromperam o tráfego no local, até que foram dispersadas alguns minutos depois pela polícia.

Antes do início da passeata em direção à estação de Austerlitz, ocorreram confrontos entre a polícia e os manifestantes com rostos cobertos e que tinham formado algumas barricadas.

Também aconteceram dezenas de convocações dos "coletes amarelos" em outras partes da França, como em Bordeaux, Lille, Lyon, Marselha, Nantes e Toulouse. EFE