Topo

Irã volta a violar acordo nuclear, e excede limite permitido de água pesada

18/11/2019 18h05

Viena, 18 nov (EFE).- O Irã ultrapassou levemente a quantidade permitida de água pesada armazenada, segundo o acordo assinado em 2015 para evitar o desenvolvimento de armas nucleares, confirmou nesta segunda-feira, em Viena, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

"O Irã informou ao órgão em 16 de novembro que suas reservas de água pesada excederam as 130 toneladas", comunicou à Agência Efe um porta-voz da agência da ONU, que está encarregada de monitorar o cumprimento do acordo.

Segundo a fonte, a AIEA verificou que no dia seguinte o Irã possuía 131,5 toneladas do material, acima das 130 permitidas pelo pacto.

Para evitar a produção de plutônio, a reforma do reator de água pesada (um material com aplicações civis e militares) de Arak era uma das restrições impostas ao Irã para garantir que o país não teria uma arma atômica a curto prazo. Em troca da limitação do programa atômico, várias sanções sobre o Irã foram suspensas.

A reativação de Arak havia sido anunciada em maio pelas autoridades iranianas, como parte da estratégia de violar progressivamente o acordo em resposta às novas sanções impostas pelos Estados Unidos, que abandonaram o pacto unilateralmente no ano passado.

O Irã tem aumentado a quantidade e a pureza do urânio enriquecido - outro combustível de uso duplo - acima do limite permitido e reativado a maquinaria e as instalações não permitidas pelo acordo. O objetivo é pressionar a União Europeia (UE) a compensar as sanções dos EUA. EFE