Topo

ONG espanhola resgata 73 imigrantes no Mediterrâneo

21/11/2019 11h12

Roma, 21 nov (EFE).- A organização humanitária espanhola Open Arms resgatou nesta quinta-feira 73 migrantes nas águas do Mediterrâneo Central, incluindo duas crianças e alguns feridos por armas de fogo ou com sintomas de hipotermia e desidratação.

Todos viajavam em uma embarcação à deriva que corria risco de naufrágio e foram encontrados a cerca de 80 quilômetros da cidade de Az Zawiya, na Líbia, perto da fronteira com a Tunísia, explicaram à Agência Efe, fontes da ONG.

Os 73 resgatados são 69 homens e quatro mulheres, incluindo duas crianças de 3 e 4 anos e 24 menores não acompanhados.

Alguns dos migrantes sofrem choques traumáticos, queimaduras de segundo e terceiro graus, ferimentos a bala, hipotermia e desidratação graves, detalhou a organização em suas redes sociais.

A ONG já solicitou um porto seguro para transferir essas pessoas e aguarda instruções dos dois países europeus mais próximos, Itália e Malta.

Por sua vez, o navio Ocean Viking, das ONGs Médicos Sem Fronteiras (MSF) e SOS Mediterranée, abriga 125 migrantes resgatados nos últimos dias em duas operações diferentes no Mediterrâneo Central.

Ontem, o navio ajudou outros 30 que navegavam na direção da Europa e disseram estavam em alto mar desde a noite anterior.

Essas pessoas se juntaram aos 95 que já estavam a bordo do navio humanitário após serem resgatados anteriormente, incluindo 11 mulheres, quatro grávidas e seis crianças.

Alemanha, França, Itália e Malta chegaram a um acordo em Valeta, no mês de setembro, para gerenciar os fluxos migratórios apenas a partir do Mediterrâneo Central, com um sistema de distribuição de migrantes, um acordo que eles desejam estender a outros parceiros da União Europeia. EFE