Topo

Hage Geingob é reeleito presidente da Namíbia

30/11/2019 22h15

Redação Central, 30 nov (EFE).- O atual presidente da Namíbia, Hage Geingob, foi confirmado neste sábado como o vencedor das eleições da última quarta-feira, com 56,3% dos votos, o que representa que ele e o seu partido, a Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), continuarão governando o país por mais cinco anos.

Geingob, no cargo desde 2015, conseguiu a reeleição, mas os seus níveis de apoio foram significativamente inferiores aos das eleições de 2014, quando obteve quase 87% de apoio popular.

"Quero agradecer aos namibianos por me terem reeleito presidente. Estou humilde e empenhado em servir a nação namibiana com mais paixão e dedicação para fazer melhorias tangíveis na vida dos nossos cidadãos. Eu ouvi vocês", disse Geingob em sua conta no Twitter neste sábado, horas antes dos resultados oficiais serem conhecidos.

A segunda colocação do pleito ficou com Panduleni Itula, ex-dentista e advogado que se apresentou de forma independente, apesar de estar filiado à SWAPO, que obteve 29,4% dos votos. Em terceiro lugar, com 5,3%, ficou McHenry Venaani, candidato do Movimento pela Democracia e o Progresso.

O candidato do Movimento dos Sem-Terra, Bernadus Swartbooi, obteve apenas 2,7% dos votos, e Esther Muinjangue, a primeira candidata feminina na história da Namíbia, apenas 1,5%.

Fiéis à sua tradição de estabilidade democrática, os namibianos votaram pacificamente e não houve grandes incidentes para além de alguns problemas técnicos com urnas eletrônicas.

A SWAPO garantiu o controle do Parlamento para a próxima legislatura, marcando 63 dos 96 assentos em jogo nas eleições legislativas realizadas na quarta. O apoio do partido na Assembleia Nacional caiu, com a perda de 14 assentos.

Entretanto, a legenda, um antigo movimento anticolonial, governa a Namíbia sem interrupção desde a sua independência da África do Sul, no Apartheid, em 1990. EFE