Topo

Díaz-Canel se reúne com Alberto Fernández e destaca vitória do peronista

11/12/2019 15h07

Buenos Aires, 11 dez (EFE).- O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse nesta quarta-feira aos cubanos residentes na Argentina, que a vitória eleitoral do peronista Alberto Fernández, que foi empossado ontem, significa também "um triunfo para a revolução cubana".

"Para os cubanos, vocês são totalmente cativantes por várias razões, por Martí, por Che, por Fidel, por Raul, pelos laços que tivemos em nossa história. Vivemos esse triunfo como um triunfo também da revolução cubana", disse o presidente.

Díaz-Canel, que participou da posse de Fernandéz, visitou hoje a Escola de Mecânica da Marinha (Esma), em Buenos Aires, uma prisão clandestina por onde passaram cerca de 5 mil pessoas durante a ditadura argentina. Ele afirmou que o dia ontem "amanheceu diferente" na Argentina, se referindo a chegada do peronista à presidência.

"Você está começando a construir um caminho para restaurar a esperança do povo argentino, mas esse caminho também está sendo percorrido, junto com você, por toda a América Latina. E a vitória da Argentina, neste momento, é a vitória de todo o nosso continente", afirmou o presidente cubano.

Mais cedo, Alberto Fernández e Miguel Díaz-Canel se reuniram na Casa Rosada, sede do governo argentino, no primeiro dia de mandato do novo presidente.

Na reunião, "os chefes de Estado enfatizaram a importância de aumentar a troca de remédios e alimentos, com ênfase especial em medicamentos genéricos para idosos", segundo a presidência argentina.

Fernández destacou o fortalecimento do vínculo entre os dois países e observou que avançará na "cooperação mútua" para fortalecer o intercâmbio cultural e esportivo bilateral.

"Temos um compromisso de fraternidade com Cuba", disse o mandatário argentino.

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, escreveu no Twitter que o encontro entre os presidentes visa "fortalecer as relações bilaterais e os laços históricos de amizade entre os dois países".

Miguel Díaz-Canel desembarcou na Argentina no último domingo para participar da posse de Fernández, e durante a semana ele desenvolveu várias atividades, incluindo reuniões com empresários e intelectuais argentinos e uma homenagem às vítimas do terrorismo de Estado. EFE