Topo

Pessoas que dormem muito correm mais riscos de derrame cerebral, diz estudo

11/12/2019 21h15

Washington, 11 dez (EFE).- Em muitas partes do mundo, cochilar durante o dia é uma tradição, mas os cientistas chineses alertam que aqueles que tiram sonecas mais longas ou dormem mais de nove horas por noite correm maior risco de sofrer um AVC, segundo um artigo publicado nesta quarta-feira pela revista americana "Neurology".

As pessoas que normalmente cochilam por mais de 90 minutos durante o dia são 25% mais propensas a sofrer um derrame do que aquelas cujas sonecas não duram mais de meia hora.

Os pesquisadores também estabeleceram que as pessoas que tiram um cochilo de entre 31 minutos e uma hora não têm uma propensão maior para ter um derrame do que aqueles que desfrutam dele por menos de 30 minutos.

"Mais pesquisas são necessárias para entender quanto tempo de cochilo e mais horas de sono à noite podem ser associadas a um maior risco de derrame, embora estudos anteriores tenham mostrado que aqueles que tiram cochilos longos ou dormem muito à noite têm alterações desfavoráveis em seus níveis de colesterol e um aumento na circunferência da cintura, ambos os fatores de risco para derrame", disse o autor do estudo, Xiaoming Zhang, da Huazhong University of Science and Technology em Wuhan, na China.

Cochilos longos e muito sono à noite podem indicar um estilo de vida inativo, que também está associado a um risco aumentado de acidente vascular cerebral. O estudo incluiu 31.750 pessoas na China com idade média de 62 anos, sem história médica de acidente vascular cerebral ou doença grave no início da pesquisa, embora tenha havido 1.557 casos de AVC durante o período de seis anos.

No país asiático, como em muitos outros países, cochilar depois do almoço é muito comum, e 8% dos participantes do estudo disseram que levou mais de 90 minutos. Além disso, 24% afirmaram que dormiam nove horas ou mais à noite.

Os pesquisadores observaram que as pessoas que dormem pelo menos nove horas por noite têm um risco 23% maior de ter um derrame do que aqueles que dormem menos de oito horas. Aqueles que tiram longos cochilos e dormem muitas horas à noite eram 85% mais propensos a ter um derrame do que aqueles mais moderados em relação às sonecas.

Os cientistas também perguntaram se eles dormiam bem e descobriram que os 29% que responderam "não" eram mais propensos a ter um derrame do que o restante.

"Esses resultados enfatizam a importância do cochilo moderado e da duração do sono noturno, e da manutenção da boa qualidade do sono, especialmente entre adultos de meia-idade e idosos", destacou Xiaoming. EFE