Topo

Governo espanhol dará nacionalidade ao imigrante que salvou homem de incêndio

12/12/2019 17h57

Madri, 12 dez (EFE).- O governo da Espanha concederá nacionalidade a um imigrante senegalês que salvou um portador de necessidades especiais de um incêndio, por considerar que o caso tem um "caráter excepcional" e está previsto na lei do país europeu.

Gorgui Lamine Sow, de 20 años, vive ilegalmente na localidade de Gandía, na Comunidade Valenciana, com a mulher e a filha do casal, de apenas sete meses de idade. Os dois sobrevivem do trabalho no comércio ambulante.

Na última sexta-feira, o senegalês caminhava pela rua, em Denía, na província de Alicante, quando ouviu uma pessoa pedindo socorro, em meio a um incêndio. O jovem não titubeou e resgatou um espanhol de 37 anos, que apresentava mobilidade reduzida, por causa de problema físico nas pernas.

Depois de conseguir retirar o homem do imóvel em chamas, com ajuda de vizinhos, Sow apenas lavou as mãos e foi embora, sem que fosse identificado de maneira imediata.

Depois de localizado, o senegalês foi informado que havia sido feito pedido para a concessão de nacionalidade, conforme anúncio do representante do governo da Espanha em Alicante Juan Carlos Fulgencio.

A solicitação alega que há pressupostos "excepcionais" na lei do país, para acelerar os trâmites, em caso de colaboração à polícia em uma situação de emergência e também pelo interesse público pelo ato de coragem de Sow. EFE