Topo

Johnson agradece eleitores por grande vitória no Reino Unido

12/12/2019 20h43

Londres, 12 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, agradeceu aos britânicos pela participação nas eleições realizadas nesta quinta-feira no país e que deram, segundo pesquisas de boca de urna, a maioria absoluta ao Partido Conservador.

"Agradeço a todos em nosso grande país que votaram, aos voluntários, aos que se apresentaram como candidatos. Vivemos na melhor democracia do mundo", escreveu Johnson no Twitter.

Pesquisa da empresa Ipsos-MORI, realizada em 144 circunscrições eleitorais do Reino Unido, indica que o Partido Conservador obteve 368 cadeiras na Câmara dos Comuns. Para conquistar a maioria absoluta, Johnson precisava eleger 326 deputados. O resultado seria o melhor da legenda desde o obtido em 1987 por Margaret Thatcher.

Já o Partido Trabalhista, liderado pelo esquerdista Jeremy Corbyn, teria obtido 191 cadeiras. Confirmada a pesquisa, este seria o pior desempenho do atual principal partido de oposição no Reino Unido desde 1935.

John McDonnell, um dos porta-vozes dos trabalhistas, disse à "BBC" que o resultado das urnas é "extremamente decepcionante". Segundo ele, o partido agora tomará as "decisões apropriadas" sobre a liderança de Corbyn no futuro.

Além de Johnson, quem comemora as projeções da boca de urna é a ministra principal da Escócia, Nicola Sturgeon, que lidera o Partido Nacionalista Escocês (SNP). Segundo a pesquisa, o SNP teria obtido 55 das 59 cadeiras destinadas à região na Câmara dos Comuns.

Também no Twitter, Sturgeon disse que a boca de urna "sugere uma boa noite" para a legenda. No entanto, a ministra principal da Escócia indicou que o panorama para o Reino Unido é "sombrio".

A conclusão do Brexit até 31 de janeiro de 2020 foi o foco da campanha de Johnson, que promete depois da saída da União Europeia aplicar um amplo programa de governo para melhorar a saúde e a educação. EFE