Topo

Papa Francisco participa de evento com Michelle Bolsonaro em Roma

13/12/2019 15h27

Roma, 13 dez (EFE).- O papa Francisco participou nesta sexta-feira de um evento da fundação Scholas Occurrentes, em Roma, que contou com a presença das primeiras-damas de Brasil, Michelle Bolsonaro; Argentina, Fabiola Yañez; Colômbia, María Juliana Ruiz; Belize, Kim Simplis Barrow; e Paraguay, Silvana Abdo Benítez.

O pontífice compareceu ao Palácio de São Calisto, onde está localizada a sede da fundação na capital italiana, por volta das 16h (horário local; 12h em Brasília).

Ao longo das duas horas de evento, o papa inaugurou a distância as novas instalações da fundação em Los Angeles e conversou por videoconferência com jovens do Haiti, que o convidaram para uma visita ao país caribenho.

Em palavras direcionadas aos participantes, o pontífice enalteceu o trabalho realizado pela fundação no mundo todo, o qual, segundo ele, traz "liberdade" aos jovens ao apostar no que cada um tem "em seu coração, que é a capacidade de crescer e construir seu futuro".

"Scholas cria para a liberdade. É o que eu conversava com as primeiras-damas, que Scholas não faz proselitismo, cria liberdade, porque aposta no que cada um tem em seu coração, que é a capacidade de crescer e construir seu futuro", comentou.

O papa Francisco incentivou os jovens a expressarem-se com criatividade e poesia em grupos.

"O que Scholas 'desencadeia' em cada um de nós é a poesia. Poesia não significa alienar-se nas coisas que estão voando acima, é criatividade. Homens e mulheres são criativos ou permanecem crianças, não crescem. O que faz você crescer é a criatividade", disse em discurso improvisado.

Scholas Occurrentes é uma organização internacional de direito pontifício (criada pelo Vaticano) presente em 190 países e que, através de sua rede, integra mais de 400 mil centros educacionais.

O evento teve como mestre de cerimônias a designer e empresária espanhola Tamara Falcó, além de celebridades de setores como cultura, política e arte como convidados. Falcó anunciou que a fundação selou um acordo para levar suas atividades ao Equador em breve. EFE