Topo

Presidente do Uruguai reage bem a tratamento para curar câncer no pulmão

13/12/2019 19h14

Montevidéu, 13 dez (EFE).- O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, está reagindo bem ao tratamento para curar um câncer de pulmão e, segundo informações divulgadas fontes oficiais nesta sexta-feira, exames realizados por ele ontem mostram que não há mais evidências da doença.

"O presidente Tabaré Vázquez fez ontem estudos clínicos de avaliação do tratamento efetuado. Os resultados mostraram que a resposta foi satisfatória, sem evidência atual de enfermidade", informou a presidência do país em comunicado.

A nota, assinada pelo oncologista Mauricio Cuello e pelo médico pessoal do presidente, Mario Zelarayán, indica que Vázquez seguirá acompanhando de perto a situação com exames periódicos que não atrapalharão a agenda que terá que cumprir como presidente.

Oncologista de formação, Vázquez, de 79 anos, anunciou em agosto que exames de rotina haviam detectado um nódulo em seu pulmão. Ele, então, passou por uma radiocirurgia no fim do mesmo mês após uma biópsia confirmar que o nódulo era maligno.

O segundo mandato presidencial de Vázquez termina no próximo dia 1º de março, quando o opositor Luis Lacalle Pou, vencedor em segundo turno das eleições do país, toma posse.

Vázquez foi o primeiro presidente de esquerda da história do Uruguai após vencer o pleito de 2004 como representante da Frente Ampla, que deixará o poder após 15 anos. EFE