Topo

Trump anuncia acordo comercial com China e cancela aplicação de novas tarifas

13/12/2019 14h14

Washington, 13 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira a conclusão da primeira fase de "um acordo comercial muito grande" com a China e, como consequência, a suspensão de novas tarifas que os EUA aplicariam sobre importações chinesas neste fim de semana.

"Concluímos a primeira fase de um acordo comercial muito grande com a China. Eles aceitaram muitas mudanças estruturais e enormes compras de produtos manufaturados, agrícolas e energéticos", comunicou o mandatário pelo Twitter.

Trump acrescentou que "as tarifas previstas para 15 de dezembro não serão aplicadas pelo fato de um acordo ter sido alcançado".

"Começaremos imediatamente as negociações sobre a fase 2 do acordo, melhor do que esperar até as eleições de 2020. Este é um acordo ótimo para todos", tuitou.

O pacto contempla a manutenção das tarifas de 25% sobre US$ 250 bilhões em importações chinesas, além de taxas reduzidas de 7,5% sobre importações avaliadas em US$ 120 bilhões, informou Robert Lighthizer, representante de Comercio dos EUA.

Lighthizer, que esteve à frente das negociações junto com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, destacou que o acordo definiu mudanças estruturais significativas e completamente verificáveis, além de ter reequilibrado as relações comerciais entre EUA e China.

As negociações entre as duas partes sofreram vários transtornos, com informações contraditórias e críticas veladas desde que uma tentativa de acordo foi anunciada em outubro, representando uma vitória para Trump, que fez do protecionismo e da guerra comercial com a China uma de suas prioridades. EFE