Topo

Tunísia desmantela célula terrorista que planejava atentados no Ano Novo

13/12/2019 16h42

Tunes, 13 dez (EFE).- A Unidade Nacional de Luta contra o Terrorismo na Tunísia informou nesta sexta-feira que desmantelou uma célula jihadista na cidade de Bizerta, a 70 quilômetros da capital do país.

Segundo a agência estatal "TAP", o grupo pretendia atacar instituições estratégicas e um quartel durante a noite de Ano Novo. Cinco pessoas, com idades entre 23 e 35 anos, foram presas na operação.

Em setembro, um oficial da Guarda Nacional e três jihadistas, dois deles argelinos, morreram durante uma troca de tiros na região montanhosa de Kasserine, na fronteira com a Argélia.

Um dos terroristas mortos, identificado como Bey Akrouf, estava em uma lista de criminosos mais procurados desde 2013, quando se uniu ao Okba bin Nefa, um grupo tunisiano vinculado ao Estado Islâmico e à Al Qaeda no Magrebe Islâmico.

Segundo o The Soufian Group, centro especializado no salafismo radical, a Tunísia é o quarto país do mundo em número de cidadãos que se filiaram ao Estado Islâmico, perdendo apenas para Rússia, Arábia Saudita e Jordânia.

O grupo de estudo calcula que 3 mil tunisianos se uniram ao jihadismo islâmico. Outra organização que recebeu cidadãos do país como integrantes foi a Ansar al Sharia. EFE