Topo

Prefeito de Nova York garante cidade em alerta para possíveis ataques

03/01/2020 15h47

(Atualiza com mais declarações do prefeito).

Nova York, 3 jan (EFE).- O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, afirmou nesta sexta-feira que está em contato constante com as autoridades da polícia local, para proteger pontos chaves da cidade, em meio a tensão com o Irã, e a possível represália por ataque realizado pelos Estados Unidos, que matou um líder militar do país.

"Durante um longo período de tempo, deverão ficar atentos diante dessa ameaça", afirmou De Blasio, por meio do Twitter.

O prefeito, após publicar a mensagem, concedeu entrevista coletiva junto com integrantes do alto escalão da polícia, em que lembrou os traumas que Nova York sofreu devido ao terrorismo, e disse temer o estado de guerra entre EUA e Irã.

"Nas décadas recentes, não enfrentamos a realidade de uma guerra contra o governo de um país grande, com uma rede internacional terrorista à sua disposição. Não custa lembrar que Nova York é o alvo terrorista número 1 dos EUA", disse De Blasio.

"Não queremos antecipar as coisas, mas sabemos que, historicamente, Irã e os aliados estão interessados em posições em Nova York mais destacadas internacionamente", completou o prefeito.

Ontem, uma ação militar americana matou o comandante da Força Quds, unidade especial dos Guardiões da Revolução Islâmica, general Qasem Soleimani, em Bagdá, no Iraque, e também o vice-presidente das Forças de Mobilização Popular (FMP), milícia iraquiana majoritariamente xiita, Abu Mahdi al-Muhandis.

"Se a aprovação do Congresso, o governo dos Estados Unidos declarou guerra ao Irã nesta noite. O povo americano não teve voz nesse assunto", afirmou De Blasio.

O comissário de polícia de Nova York, Dermot Shea, indicou, também através do Twitter, que os eventos relacionados a crise estão sendo monitoradas de perto pelas autoridades locais. EFE