Topo

Onda de frio na Flórida provoca fechamento de parques e "chuva de iguanas"

22/01/2020 20h37

Miami (EUA), 22 jan (EFE).- A primeira onda de frio de 2020 na Flórida, onde foram registradas mínimas de até 0 grau Celsius, forçou o fechamento de alguns dos famosos parques temáticos da região nesta quarta-feira e causou a queda de um grande número de iguanas das árvores devido às baixas temperaturas.

"Isso não é algo que normalmente prevemos, mas não se surpreenda se você observar iguanas caindo das árvores nesta noite, à medida que as temperaturas caem para 30 e 40 graus Fahrenheit (-1°C e -4°C), disse o Serviço Nacional de Meteorologia no Twitter.

As iguanas são animais de sangue frio e tendem a ficar praticamente imóveis à medida que as temperaturas caem, caindo das árvores, mas isso não significa que estejam mortas.

Esses répteis não são os únicos animais afetados pelas baixas temperaturas. Dos 606 peixes-bois que morreram em 2019 na Flórida, 60 morreram de "estresse por frio", embora a principal causa de morte desses animais seja a colisão com barcos, com 137 episódios.

Os serviços meteorológicos alertaram na terça-feira para a queda de temperatura que foi registrada em alguns estados, mas nesta quarta-feira as mínimas continuaram a cair, e em lugares como Tampa a população amanheceu com as temperaturas mais baixas dos últimos dois anos.

Em Orlando, os parques aquáticos Volcano Bay, da Universal, Aquatica Orlando e Blizzard Beach, da Disney, fecharam devido à onda de frio, como anunciaram nas redes sociais.

Em cidades habituadas a temperaturas muito mais quentes, como Miami, as pessoas têm sido obrigadas a tirar as roupas de inverno do armário e muitas têm usado botas, luvas e gorros.

Esta imagem incomum da cidade contrasta com as típicas temperaturas caribenhas que permitem que os habitantes locais, e muitas outras pessoas na Flórida, passem o ano inteiro de sandálias, shorts e camisetas. EFE

ado/vnm

(foto)