Topo

HRW pede que Japão seja mais firme em favor dos direitos humanos em Pyongyang

18/02/2020 15h36

Tóquio, 18 fev (EFE).- A Human Rights Watch (HRW), juntamente com representantes de quase 300 organizações em todo o mundo, pediu nesta terça-feira ao governo japonês para reverter sua abordagem à Coreia do Norte e promova a responsabilidade pelos seus abusos contra os direitos humanos.

Em uma carta divulgada publicamente, as organizações pedem a Tóquio que avance este ano na resolução anual sobre a Coreia do Norte do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e pedem ao governo japonês explicações sobre por que não a patrocinou em 2019.

Em maio de 2019, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que estava disposto a se reunir sem condições prévias com o líder norte-coreano Kim Jong-un, quando - segundo critica a carta - ele já havia dito anteriormente que qualquer reunião deveria ser precedida de avanços na investigação de sequestros de cidadãos japoneses pelo governo norte-coreano.

"Se Abe realmente quer resolver o problema de sequestros de cidadãos japoneses, ele precisa endurecer sua posição geral sobre direitos humanos e não amenizá-la", disse o diretor da Human Rights Watch no Japão, Kanae Doi.

A carta é assinada por um total de 54 organizações e indivíduos que incluem coalizões representando quase 300 ONGs da Ásia, América, África e Europa, e pede que o governo japonês dê uma "explicação adequada" para essa mudança em sua política externa.

"O primeiro-ministro Shinzo Abe e seu governo costumavam ser defensores dos esforços internacionais para mostrar atrocidades na Coreia do Norte", disse Doi, afirmando que a mudança de posição "aponta apenas para Pyongyang que as violações dos direitos humanos podem continuar sem consequências".