Topo

Casa do tio de Guaidó é alvo de operação de busca e apreensão na Venezuela

20/02/2020 17h45

Caracas, 20 fev (EFE).- Agentes da Diretoria Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM) da Venezuela realizou operação de busca na residência de Juan José Márquez, tio do líder de oposição, Juan Guaidó, que está preso desde o último dia 11.

Joel García, um dos advogados do detido, afirmou que foi impedido de acompanhar a ação, mas que outro dos responsáveis pela defesa de Márquez, Gustavo Limongi, conseguiu entrar para garantir a integridade do imóvel.

De acordo com García, ao todo, foram oito homens da DGCIM que realizaram a operação após apresentar mandado judicial, que resultou na apreensão de documentos, aparelhos celulares e notebooks. Um promotor do Ministério Público acompanhou o trabalho.

Guaidó utilizou um Twitter para falar sobre as buscas na casa do tio e garantiu que se trata de uma tentativa de intimidação por parte do governo de Nicolás Maduro.

"A ditadura covarde está revistando a casa do meu tio Juan Márquez. Com órgãos repressivos e de perseguição, buscam seguir a farsa em que ninguém acredita. Se pensam que vamos recuar nas ações que estamos tomando e vamos tomar, estão errados", disse o opositor, reconhecido como presidente da Venezuela por cerca de 50 países.

O familiar de Guaidó foi detido na terça-feira, quando desembarcou em Caracas, em voo da companhia aérea portuguesa TAP, vindo de Lisboa, em que também estava o sobrinho, após 23 dias de viagem em países como Estados Unidos, Reino Unido e Colômbia.

Primeiro, Márquez foi retido por funcionários aduaneiros, que teriam detectado a presença de explosivos sintéticos, coletes à prova de balas e um plano, em inglês, para cometer atentados na Venezuela, o que a defesa do tio de Guaidó alega ser uma armação.