Topo

"Racismo é veneno", afirma Merkel após ataque de extrema-direita

20/02/2020 15h43

Berlim, 20 fev (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira que "racismo é veneno", em reação ao ataque de motivação xenofóbica ocorrido na noite passada na cidade de Hanau, no centro da Alemanha.

Merkel revelou que as investigações iniciais indicam que o atirador tinha motivações de extrema-direita e racistas, com "ódio contra pessoas de outra origem, de outra religião e de outra aparência".

"Racismo é veneno. Ódio é veneno. Este veneno está presente na nossa sociedade e já é responsável por crimes demais. Desde os crimes da (célula de extrema-direita) NSU (National Socialist Underground) até as mortes em Halle e o assassinato do (político conservador) Walter Lübcke", acrescentou.

Ao condenar o "terrível" ataque, Merkel ressaltou que o governo alemão trabalha para defender "os direitos e a dignidade" de "todas as pessoas no país".

"Nós não diferenciamos por origem ou religião. Nós confrontamos aqueles que tentam dividir a Alemanha com toda a nossa força e determinação", frisou a governante ao se solidarizar com parentes e amigos das vítimas e desejar uma pronta recuperação aos feridos pelas consequências "físicas e psicológicas" do ataque.

A Procuradoria-Geral da Alemanha assumiu o caso ocorrido na noita passada devido à suspeita de se tratar de um atentado terrorista. O suposto autor do ataque, um alemão de 43 anos de extrema-direita com uma licença de porte de arma, atacou dois estabelecimentos comerciais, disparando indiscriminadamente, deixando nove mortos e cinco gravemente feridos.

O suspeito foi encontrado sem vida, junto ao corpo da mãe, em casa nesta madrugada. As forças de segurança encontraram munição no veículo que foi usado para a locomoção entre os ataques.