Topo

Esse conteúdo é antigo

China informa não ter registrado contágio local por coronavírus nesta quarta

Chineses usam máscara de proteção em passeio a shoppingm em Pequim, na China - NICOLAS ASFOURI / AFP
Chineses usam máscara de proteção em passeio a shoppingm em Pequim, na China Imagem: NICOLAS ASFOURI / AFP

19/03/2020 16h36

Pequim, 18 mar (EFE) — A Comissão Nacional de Saúde da China informou não ter registrado novas infecções comunitárias do coronavírus SARS-CoV-2 nesta quarta-feira, o que marca a primeira vez que isso não ocorreu no país desde o início da pandemia.

Segundo o órgão, até à meia-noite desta quinta-feira (hora local, 13h de quarta-feira em Brasília), nenhuma infecção local tinha ocorrido em toda a China. Os 34 casos diagnosticados durante esse período foram "importados", ou seja, de viajantes que retornaram de outros países afetados pela pandemia.

O número, por outro lado, representa um aumento nas "importações", que no dia anterior representavam 12 das 13 novas infecções detectadas na China. Os 34 casos "importados" foram registrados em Pequim (21), Guangzhou (9), Xangai (2), Heilongjiang (1) e Zhejiang (1).

As autoridades sanitárias chinesas também relataram 8 novas mortes pela doença covid-19, transmitida pelo coronavírus, todas na província de Hubei, na região centro-oeste do país, onde a pandemia começou.

Esses dados elevam o número total de mortes por covid-19 para 3.245 das 80.928 pessoas infectadas na China desde o início da pandemia, das quais 70.420 responderam positivamente ao tratamento e tiveram alta. O número de casos ativos no país é de 7.263, dos quais 2.314 são graves (2.222 em Wuhan, a capital de Hubei).

Desde o dia 11 deste mês e até quarta-feira, quando as 34 infecções foram relatadas, tanto o número de casos como o de mortes tinham permanecido iguais ou inferiores a 21 por dia, de acordo com estatísticas oficiais.

Em 12 de março, o governo chinês declarou que o pico das transmissões tinha chegado ao fim no país.