Topo

Esse conteúdo é antigo

França adverte que perder olfato ou paladar pode ser sintoma de covid-19

27.fev.2020 - O presidente Emmanuel Macron visita hospital em Paris, onde morreu a 1ª vítima francesa do novo coronavírus - Martin Bureau/Reuters
27.fev.2020 - O presidente Emmanuel Macron visita hospital em Paris, onde morreu a 1ª vítima francesa do novo coronavírus Imagem: Martin Bureau/Reuters

20/03/2020 23h03

Paris, 20 mar (EFE).- As autoridades sanitárias da França advertiram nesta sexta-feira que a perda do olfato ou do paladar pode ser um dos sintomas no caso de infecção pelo novo coronavírus e recomendaram que as pessoas consultem o médico por telefone se isso lhes acontecer.

O diretor-geral de Saúde do país, Jérôme Salomon, disse que o Conselho Profissional de Otorrinolaringologia os alertou para um aumento dos casos de anosmia - perda total do olfato - sem obstrução nasal.

"Parece, desde os primeiros resultados que temos, que estas são formas leves de infecção por coronavírus, especialmente entre os jovens", afirmou Salomon, que enfatizou a necessidade de consulta telefônica com um médico ou um especialista em Otorrinolaringologia para descobrir se é necessário um tratamento específico.

"Se você notar esses sintomas, deve telefonar para seu médico e evitar qualquer automedicação sem a opinião de especialistas", alertou o diretor-geral durante a entrevista coletiva diária sobre a evolução da pandemia na França.

Salomon considera "interessante" essa pista sobre a infecção porque, segundo ele, ajuda a pesquisa científica na busca de tratamentos e antivirais.

Já houve 450 mortes por covid-19 na França, de acordo com o último relatório ministerial, que afirma que há um total de 12.612 casos confirmados e 5.226 pessoas hospitalizadas, das quais 1.297 se encontram em estado grave.