Topo

OMS alerta para aceleração da pandemia da Covid-19, que dobrou em 12 dias

20/03/2020 13h03

Genebra, 20 mar (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta sexta-feira que a pandemia da Covid-19 levou três meses para atingir 100 mil casos e dobrou em apenas 12 dias, superando os 200 mil.

A OMS apelou para que os esforços da comunidade internacional sejam redobrados para "achatar a curva e cortar essa tendência preocupante".

A taxa de crescimento "infelizmente mostra a curva ascendente típica de epidemias e pandemias", destacou o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, durante entrevista coletiva, onde analisou que essa taxa de crescimento mostra que o trabalho deve continuar em todas as frentes para frear o novo coronavírus.

Para conseguir isso, "devemos tratar o maior número possível de pacientes, mas ao mesmo tempo continuar a produção de equipamentos médicos vitais, como máscaras ou dispositivos de ventilação", além de continuar a pesquisa sobre vacinas e tratamentos realizados em laboratórios de todo o mundo.

Lindmeier destacou que a taxa de aceleração da epidemia é ainda maior que a média global em países como a França, que levou apenas quatro dias para dobrar os casos diagnosticados em seu território.

"Você não precisa desistir ou esperar que o pior aconteça, tratando apenas os casos mais graves. É importante continuar implementando um pacote completo de medidas que começa com o teste de todos os casos suspeitos para descobrir com o que estamos lutando", acrescentou o porta-voz.

"Se não sabemos quantos estão infectados em um país, suas medidas não são tão eficazes quanto poderiam ser", insistiu Lindmeier.

Ele acrescentou que os países com problemas em realizar testes em massa podem pedir ajuda à OMS, e enfatizou que a organização enviou 1,2 milhão de testes para 120 países.