Topo

Covid-19 já provocou mais de 4 mil mortes na França apenas em hospitais

01/04/2020 21h06

Paris, 1 abr (EFE).- A França superou nesta quarta-feira a marca de 4 mil mortes em decorrência da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, segundo anunciou o diretor-geral de Saúde do país, Jérome Salomon.

Na comparação com o boletim apresentado ontem, houve hoje 509 óbitos a mais, elevando o total para 4.032.

Salomon explicou que estão sendo contabilizados apenas os falecimentos que acontecem em hospitais e que o objetivo do governo é apresentar dados sobre todos os óbitos no país, por consequência da infecção pelo novo coronavírus ainda nesta semana.

Ao todo, são 56.989 casos confirmados na França, 4.861 a mais do que na véspera.

As regiões mais afetadas até o momento são Île de France, em que está inserida a capital, Paris, com 9.609 casos e 1.369 mortes.

O governo do país determinou o confinamento da população a partir de 17 de março, inicialmente por duas semanas, mas o prazo já foi prorrogado até 15 de abril.

O primeiro-ministro, Édouard Philippe, garantiu que a reversão da medida não será feita de uma hora para outra e para toda a população, porque dependerá de como o vírus está circulando pelo país.

CRISE ECONÔMICA.

O chefe do Executivo admitiu que a crise de saúde tem grandes chances de ganhar a companhia de uma crise econômica em todo o país. Por isso, estão sendo desenvolvidas medidas para ajudar as empresas e trabalhadores.

Segundo estimativa atual, 337 mil empresas solicitaram a entrada em um dispositivo de suspensão parcial de jornadas, o que afetaria 3,6 milhões de empregados em todo o país.

De acordo com a imprensa, em um período de três meses, esse pacote de apoio poderia implicar em gasto potencial de 11 bilhões de euros (R$ 63 bilhões).