Topo

Esse conteúdo é antigo

Chile volta a bater recorde de novos casos diários, e supera 17 mil contágios

01/05/2020 19h42

O Chile superou pelo terceiro dia consecutivo o recorde de novos casos de Covid-19 por dia, ao registrar 985 contágios nas últimas 24 horas, o maior número desde o início da pandemia e que eleva para 17.008 o total.

O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, atribuiu o aumento de contágios à maior quantidade de exames feitos nos últimos dias, com o objetivo de encontrar infectados assintomáticos. Na quinta-feira foram realizados 8.916 testes, 80% a mais do que na segunda-feira.

"Identificar essas pessoas (assintomáticas) tem uma importância epidemiológica porque elas podem contagiar outras", afirmou o ministro em entrevista coletiva diária.

Nas últimas 24 horas foram contabilizadas mais sete mortes, aumentando para 234 o total. Atualmente, 428 pacientes estão em terapia intensiva, 327 deles conectados a um respirador mecânico.

"A proporção de pacientes em respiradores mecânicos continua diminuindo", informou Mañalich, que criticou as pessoas que viajaram neste fim de semana e pediu respeito à quarentena e ao "cordão sanitário" na capital, Santiago, principal foco da pandemia no país.

"Para a região de O'Higgins, a cidade de Rancagua ou qualquer outra, a visita de alguém de Santiago é muito perigosa porque a doença está concentrada na capital. Nossa atitude irresponsável mata outros, e temos que entender isso com clareza porque esta doença vai durar muitos meses", declarou.