Topo

Trump anuncia que EUA vão reduzir tropas na Alemanha pela metade

16/06/2020 02h41

Washington, 15 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira a retirada de metade das tropas americanas da Alemanha, em uma tentativa de pressionar Berlim a aumentar as contribuições para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

"Até que eles paguem, vamos retirar nossos soldados, cerca da metade deles. Ficarão cerca de 25 mil, e vamos ver para onde iremos a partir daí, mas a Alemanha se tornou um partido inadimplente. Por que devemos continuar fazendo o que fazemos se eles não vão pagar?", questionou o presidente americano a jornalistas.

Trump disse que há atualmente 52 mil pessoas nas bases americanas em solo alemão, sendo 34,5 mil militares da ativa - o restante é de funcionários civis do Departamento de Defesa.

Ele não estabeleceu uma data para o início ou fim da retirada, nem explicou se esses militares retornariam aos EUA ou se seriam enviados a outros países europeus.

Trump alegou que o governo alemão deve "bilhões de dólares" à Otan e o criticou por gastar menos de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em defesa.

Anos atrás, os países da Otan estabeleceram a meta de aumentar as contribuições para 2% do PIB até 2024, e os EUA, mesmo na época do governo Barack Obama, insistem para que os parceiros cumpram a meta.

Trump, porém, tem sido mais tenaz e criticado especialmente a Alemanha.

"Eles são lentos, devem bilhões de dólares, e isso vem acontecendo há anos, devagar, então vamos tirar um número de soldados, vamos deixá-lo em 25 mil. E vamos ver", declarou Trump.

A Alemanha é o país com o maior número de tropas americanas na Europa, à frente de Itália, Reino Unido e Espanha. EFE

bpm/id