Topo

Japão desiste de instalação de sistema antimíssil americano

25/06/2020 14h14

Tóquio, 25 jun (EFE).- O governo do Japão anunciou nesta quinta-feira que descartou definitivamente seu plano de implantar baterias terrestres antimísseis Aegis Ashore, que deveriam ser usadas para fortalecer as defesas japonesas contra ameaças de armas da Coreia do Norte.

O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Taro Kono, após a realização de uma reunião com o Conselho de Segurança Nacional, órgão presidido pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, e depois de saber em meados do mês que o Japão havia suspendido temporariamente o projeto.

O Japão optou por abandonar esse plano devido a dificuldades técnicas na instalação das baterias americanas nos dois locais escolhidos no norte e sudoeste do país e à oposição da população local, explicou Kono, durante entrevista coletiva.

"Tínhamos prometido à população local que seríamos capazes de controlar onde os propulsores (dos mísseis) cairiam em caso de lançamento, e não conseguimos entregar. É por isso que não conseguimos avançar nesse projeto", disse o ministro da Defesa.

O projeto para fortalecer seu sistema antimíssil foi abandonado em um momento de recuperação da tensão na península coreana, e depois que Pyongyang e Pequim tiveram progressos no desenvolvimento de mísseis balísticos, mais difíceis de interceptar para baterias terrestres como a Aegis.

"Ainda existem ameaças de mísseis balísticos vindos da Coreia do Norte, que lançaram muitos deles contra o Japão", disse Kono, que também apontou que o governo "discutirá como proteger a população japonesa" contra esses riscos. EFE

ahg/phg

(foto)(vídeo)