Topo

Ataque étnico no centro de Mali deixa pelo menos 30 civis mortos

02/07/2020 19h44

Bamako, 2 jul (EFE).- Pelo menos 30 civis morreram no centro de Mali, enquanto outros desapareceram após um ataque, alegadamente motivado por razões étnicas, por membros não identificados de uma milícia.

Uma fonte das autoridades locais informou nesta quinta-feira à Agência Efe que os homens armados invadiram a cidade de Gouari, na região de Bankass, na região de Mopti, em dois veículos e várias motocicletas ontem, e atacaram os agricultores locais da etnia Dogon.

Várias testemunhas da cidade de Gouari, contactadas pela Efe, afirmaram que os autores do ataque são milicianos de Peul e que, segundo eles, vieram da cidade vizinha de Libbé e de outras aldeias onde esse grupo étnico rival predomina.

No ano passado, a cidade de Libbé foi palco de dois ataques sangrentos perpetrados por milícias pertencentes à etnia Dogon contra civis de Peul, causando um total de 70 mortes.

Além do terrorismo jihadista, Mali é palco de confrontos étnicos entre Peuls (principalmente muçulmanos) e Dogon (animistas), que geralmente terminam em massacres.

O governo tem tolerado mais ou menos abertamente a existência de milícias armadas que atacam os "Peuls", porque consideram que estes últimos são cúmplices (por ação ou omissão) dos grupos jihadistas, como foi denunciado por organizações como a Anistia Internacional (AI) ou a Human Rights Watch (HRW).