Topo

Francisco Bustillo toma posse como novo chanceler do Uruguai

06/07/2020 18h05

Montevidéu, 6 jul (EFE).- Francisco Bustillo assumiu nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, após assinar o ato correspondente em sua casa, onde se encontra em quarentena após ter desembarcado ontem em Montevidéu.

O secretário da Presidência, Álvaro Delgado, chegou ao local e disse aos jornalistas que o processo foi realizado "em cinco minutos e com todas as precauções sanitárias correspondentes" e ao notário público que atestou o ato.

Da mesma forma, ele ressaltou que Bustillo realizará várias reuniões virtuais com o presidente Luis Lacalle Pou, porque, embora o teste feito antes de viajar tenha dado negativo, ele permanecerá em casa até o final da semana, quando passará por um novo teste.

A partir de hoje, Francisco Bustillo ocupa o lugar deixado vago por Ernesto Talvi, que deixou o cargo na semana passada, algo que já tinha antecipado no dia 11 de junho.

Na carta que escreveu justificando sua saída do cargo, confessou que pretendia ocupar a pasta até o final do ano, coincidindo com a presidência pro tempore do Mercosul, assumida pelo Uruguai no início deste mês.

No entanto, o fato de Lacalle Pou já ter escolhido Bustillo para o cargo de chanceler, revelado pela imprensa uruguaia no final de junho, às vésperas da Cúpula do grupo regional, precipitou a saída de Talvi, que disse que não queria ser "um obstáculo" aos desejos do presidente.