Topo

Ataques de grupos rebeldes deixam pelo menos 40 mortos na RD Congo

08/07/2020 19h20

Kinshasa, 8 jul (EFE).- Pelo menos 40 pessoas morreram nesta quarta-feira por conta de dois ataques realizados por grupos rebeldes na província de Ituri, na República Democrática do Congo (RDC), segundo informações de ativistas da sociedade civil à Agência Efe.

O primeiro ataque ocorreu na cidade de Banyali Kilo, após uma incursão armada na aldeia de Bunzenzele por milicianos da Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco), uma das dezenas que operam no nordeste do país.

"Era por volta das quatro da manhã quando o ataque ocorreu na vila. Cerca de 25 pessoas foram mortas enquanto os feridos foram levados ao hospital de referência em Bunia", explicou o presidente da sociedade civil em Djugu, território de Ituri, Jean Bosco Lalo, à Efe.

Segundo esse ativista, membros do Exército intervieram logo após terem ouvido os tiros, "mas já era tarde demais".

Pouco tempo depois, um segundo ataque na cidade de Irumu, desta vez por supostos rebeldes ugandenses das Forças Democráticas Aliadas (ADF), matou outras 15 pessoas.

"Exatamente, foi um ataque semelhante ao ocorrido quase que ao mesmo tempo que o de Banyali Kilo", confirmou Bosco.

Por sua vez, o porta-voz do Exército congolês, tenente Jules Ngongo, também confirmou esses ataques e reiterou à Efe que as tropas haviam sido deslocadas para o local.

Esses fatos ocorrem em um momento crucial, quando alguns líderes políticos e senhores da guerra da província de Ituri estão tentando sensibilizar as comunidades locais para que larguem suas armas.

Os ataques contra civis perpetrados pela ADF, no nordeste da RDC totalizam mais de 1 mil mortes desde o ano passado, denunciou a ONU, na última segunda-feira.