Topo

López Obrador garante ter boa relação com Trump: "Somos amigos"

09/07/2020 03h46

Washington, 8 jul (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quarta-feira que tem boa relação com o chefe de governo dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que o país latino-americano aprendeu a ir sempre a favor da boa relação com o vizinho.

"O prognóstico falhou: não brigamos. Somos amigos e vamos continuar sendo amigos", declarou López Obrador antes de jantar com o presidente americano na Casa Branca. "Venho a este jantar, para o qual meu amigo, o presidente Donald Trump, me convidou, acompanhado de empresários mexicanos", acrescentou.

O chefe de Estado do México deu essa declaração logo após Trump ter dito que os dois têm um grande relacionamento desde sempre, "contra todas as probabilidades". "Eles aprenderam a não apostar contra nós. Acho que eles aprenderam isso no México", afirmou o presidente dos EUA.

Os dois falaram a uma audiência de representantes dos governos e de empresas de ambos os países antes de um jantar para celebrar a entrada em vigor, neste mês, do renegociado acordo comercial T-MEC, entre os EUA, o México e o Canadá.

"Somos países, somos povos vizinhos, irmãos, que querem manter boas relações nas esferas econômica, comercial, social e cultural. E esse é o objetivo desta visita. É o início de uma nova etapa", enfatizou López Obrador.

Por sua vez, Trump disse que o jantar encerrou um dia produtivo de reuniões e uma visita que ele classificou como "excepcional". "Foram feitos progressos tremendos para ambos os países", enalteceu. EFE

llb/dr