PUBLICIDADE
Topo

Casos de Covid-19 aumentam na Catalunha e autoridades ligam sinal de alerta

12/07/2020 18h56

Barcelona (Espanha), 12 jul (EFE).- Os novos casos de coronavírus na região da Catalunha, na Espanha, quase dobraram nas últimas 24 horas, chegando a 816 neste domingo - ontem foram confirmados 361 -, e ainda permanecem dois grandes surtos.

As autoridades sanitárias estão preocupadas com o avanço do surto em uma área da província de Lleida, na região de Segrià, que está confinada há uma semana, com uma morte e 190 novos casos entre ontem e hoje.

O outro surto foi detectado na cidade de L'Hospitalet, a segunda mais populosa da região, e centrado principalmente em quatro bairros adjacentes a Barcelona.

Hoje, o Conselho da Cidade fechou quadras de esportes ao ar livre para evitar contatos que facilitem a propagação do vírus, especialmente entre os jovens que se reúnem para jogar basquete.

O presidente da Generalitat, Quim Torra, enviou hoje uma mensagem de "serenidade e tranquilidade", mas ao mesmo tempo "alertou" para a pandemia, lembrando que a situação "será complicada, nem hoje nem amanhã, mas nos próximos meses".

Torra enfatizou que o governo regional "tomará todas as decisões necessárias, sempre levando em conta os critérios dos especialistas e dos cientistas".

Atualmente, em toda a Espanha existem mais de 100 focos ativos, embora a grande maioria dos casos seja assintomática ou leve e, ao contrário da transmissão descontrolada do vírus em fevereiro e março, agora existe um sistema para monitorar as pessoas com quem os infectados tiveram contato. EFE

nac-rcf/phg