Topo

Peça de teatro vira foco preocupante de infecções de Covid-19 em Tóquio

14/07/2020 13h47

Tóquio, 14 jul (EFE).- As autoridades de Tóquio estão rastreando centenas de pessoas que recentemente assistiram a uma performance teatral na capital do Japão, da qual surgiram dezenas de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e que se tornou um dos mais preocupantes surtos da doença.

Entre 30 de junho e 5 de julho, cerca de 800 pessoas assistiram a um pequeno teatro no bairro de Shinjuku, em Tóquio, com capacidade para 186 espectadores, mas com instruções dos gestores para que não comparecessem mais de 93 pessoas em cada um dos 12 espetáculos marcados para o local.

Mas o alarme aumentou nas últimas horas após a descoberta da infecção de 30 pessoas, incluindo atores, espectadores e funcionários do teatro Molière.

No momento, a principal preocupação é tentar localizar o restante das quase 800 pessoas que tiveram contato direto com os infectados. Em muitos casos, o paradeiro deles é desconhecido; portanto, existe o risco de eles estarem infectados e começarem a espalhar o vírus.

Além disso, alguns dos espectadores não eram de Tóquio, então a pesquisa pode ser mais ampla do que se pensava inicialmente.

"Estamos confirmando com o teatro e a organização. Vamos investigar bem que tipo de medidas eles tomaram para poder definir medidas futuras a partir de agora", disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

Ontem, a governadora insistiu na necessidade de analisar minuciosamente as atividades de lazer das quais os cidadãos de Tóquio participam. "Os restaurantes de onde surgem contágios podem ter problemas, por isso é necessário que restaurantes e clientes estejam cientes disso", acrescentou.

Fontes da companhia de teatro disseram aos meios de comunicação local que pediram aos responsáveis pelo show que colocassem escudos de proteção na primeira fila do público para impedir que o vírus se espalhasse, mas está sendo investigado se isso foi realmente feito.

As autoridades estão pedindo que os participantes do espetáculo sejam testados para o novo coronavírus.

O show apresentado pelo teatro Molière, "The Jinro", é baseado em um jogo de mesmo nome no qual os espectadores podem participar ativamente, o que aumenta a relação entre atores e o público.

O local onde este teatro está localizado fica perto do bairro de Kabukicho, que a pouco tempo tinha se tornado o principal foco de infecção em Tóquio devido à disseminação da Covid-19 naquela área, principalmente entre os funcionários que frequentam os locais de entretenimento da região.

A nova preocupação com o teatro ocorre em meio a relatos de um aumento nos casos de coronavírus em Tóquio, com mais de 200 casos por dia na semana passada. O número caiu para 119 pessoas ontem, embora as infecções cheguem novamente a 143 pessoas hoje, informou o governo local.