Topo

Polícia prende 2 homens que estariam planejando atentados em Barcelona

14/07/2020 14h10

Barcelona (Espanha), 14 jul (EFE).- A polícia da Catalunha deteve nesta terça-feira dois homens acusados de ligação com grupos jihadistas, que pertenceriam a uma célula que pretendia realizar atentados em Barcelona.

De acordo com as informações da força regional de segurança, os presos têm nacionalidade argelina. Um deles tem 43 anos e o outro 41.

As investigações apontaram que os dois homens eram responsáveis pela identificação e controle dos alvos selecionados para a realização dos atentados à bomba.

Esta foi a segunda fase de uma operação autorizada pela justiça local, em janeiro do ano passado. Ao todo, 19 pessoas já foram presas na Catalunha por causa de supostos vínculos com jihadistas.

O grupo, segundo a polícia, já havia iniciado as negociações para aquisição de explosivos e armas, que seriam utilizadas nos ataques. As ações, no entanto, estavam em suspenso desde o início da movimentação das autoridades.

Com as detenções realizadas hoje, a célula jihadista foi considerada neutralizada, segundo informações obtidas junto a policiais que participaram da operação.

Os presos na operação de hoje estão sendo acusados pelos crimes de participação e colaboração ativa com organização terrorista, atos preparatórios para atividade terrorista, capacitação e doutrinamento jihadista.