Topo

Cidades catalãs amanhecem confinadas para evitar propagação da Covid-19

15/07/2020 13h23

Barcelona (Espanha), 15 jul (EFE).- A cidade de Lérida, na Catalunha, e seis municipios nos arredores amanheceram parcialmente confinadas nesta quarta-feira, de modo a frear a expansão do coronavírus SARS-CoV-2.

Ao todo, cerca de 150 mil pessoas estão com a mobilidade restrita. Estão permitidas reuniões de até dez pessoas, e o comércio não essencial será aberto com autorização prévia. Para o governo catalão, não se trata de um confinamento "estritamente domiciliar".

Inicialmente, as medidas restritivas decretadas pelas autoridades catalãs no fim de semana passado foram rejeitadas por um juiz, com o argumento de que aplicar estas limitações era competência do governo espanhol.

Após um decreto aprovado no dia seguinte pelo governo regional, que regulamentou as limitações, o confinamento parcial foi permitido pela autoridade judicial na terça-feira e vigora a partir desta quarta-feira.

A cidade de Lérida e os arredores sofrem atualmente o maior surto do novo coronavírus na Espanha, e o número de pessoas afetadas não para de aumentar há dias.

O governo catalão também aprovou na terça-feira as primeiras medidas restritivas em três bairros de L'Hospitalet de Llobregat, a segunda cidade mais povoada da região depois de Barcelona, com a qual faz fronteira e onde aumentaram os casos de Covid-19 e a transmissão comunitária está começando a ser detectada.

A Catalunha registrou 745 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, a maioria na região de Lérida, com um aumento de 57 casos. A região à qual pertence L'Hospitalet de Llobregat, com 129 novos casos positivos, foi a que registrou o maior aumento no número de infecções nas últimas 24 horas, cem a mais do que a quantidade notificada no dia anterior. EFE

hm/vnm