Topo

Premiê alerta população e diz que Portugal não suportará outro confinamento

15/07/2020 14h21

Lisboa, 15 jul (EFE).- O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, advertiu nesta quarta-feira que a sociedade não "suportará" outro confinamento como o vivido entre março e maio devido à pandemia de Covid-19, e pediu para que a população se prepare para "evitar o pior" nos meses de outono e inverno.

"Há uma coisa que sabemos, não podemos repetir o confinamento que tivemos que impor durante o estado de emergência e nas semanas seguintes porque a sociedade, as famílias, as pessoas não suportarão passar por aquilo novamente", disse Costa em um evento em Lisboa.

De acordo com o premiê, Portugal precisa se preparar para a possibilidade de uma segunda onda do coronavírus SARS-CoV-2 nos próximos meses.

"O tempo é curtíssimo. Talvez não possamos fazer tudo, mas temos de arregaçar as mangas e fazer o nosso melhor para assegurar a continuidade do funcionamento da sociedade, principalmente das escolas, das empresas e dos serviços da administração pública. Temos que desejar o melhor, mas nos preparar para o pior", argumentou.

Portugal registrou seis mortes e 375 novas infecções nas últimas 24 horas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). A região de Lisboa e Vale do Tejo representou mais uma vez a maioria dos casos, 76,8%, como tem ocorrido há mais de um mês. Desde o início da pandemia, o país já reportou 1.676 mortes e 47.426 casos de Covid-19.