Topo

Trump diz que monitora "de perto" aumento de contágios na América Latina

28/07/2020 12h12

Washington, 27 jul (EFE).- O presidente dos Estados unidos, Donald Trump, disse que está monitorando "de perto" o aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus na América Latina e analisando a situação na fronteira com o México para conter o avanço da Covid-19.

As declarações foram feitas nesta segunda-feira em pronunciamento a jornalistas durante uma visita a um centro de pesquisas no estado da Carolina do Norte onde estão sendo produzidos alguns componentes para a vacina que está sendo desenvolvida pela empresa farmacêutica Novavax.

"Meu governo está acompanhando de perto o número crescente de casos na América Latina, que agora é, de longe, a região do mundo onde foram relatadas mais casos ativos", disse Trump, sem mencionar países.

"Dada essa realidade, pelo que acabei de dizer, estamos nos concentrando agressivamente na fronteira do Texas (com o México) e nos países que acreditamos que precisamos observar com muito, muito cuidado. Há países muito, muito infectados fora de nossas fronteiras", ressaltou.

Em maio, Trump proibiu a entrada direta de passageiros procedentes do Brasil.

No pronunciamento, sem fornecer provas, Trump declarou que o número de casos na América Latina é possivelmente maior do que o relatado.

"Devido à escassez de testes na América Latina, é possível que o número de casos tenha sido dramaticamente subestimado. E pode ser que isso seja possível em todo o mundo", disse.

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia no mundo em termos absolutos, com 4,2 milhões de casos e mais de 147 mil mortes, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. EFE

bpm/id