Topo

Rússia começará a produzir duas vacinas em setembro e outubro

29/07/2020 16h59

Moscou, 29 jul (EFE).- A produção de duas vacinas russas para o coronavírus SARS-CoV-2 será iniciada nos meses de setembro e outubro, anunciou nesta quarta-feira Tatiana Golikova, vice-primeira-ministra da Rússia.

"As mais promissoras atualmente são duas vacinas", disse Golikova em reunião virtual com o presidente russo, Vladimir Putin, ao abordar a situação da pandemia de Covid-19 no país.

De acordo com a vice, essas vacinas estão sendo desenvolvidas pelo Centro de Pesquisas Gamaleya e pelo Centro Vector.

Os volumes de produção de ambas - planejada para setembro e outubro, respectivamente - estão sendo analisados agora pelo governo. Putin afirmou que a vacinação deverá começar depois de ser garantida "um plena segurança" do remédio desenvolvido.

O mandatário recomendou que não haja pressa para a suspensão das restrições impostas na Rússia devido à pandemia, pois a situação ainda pode piorar.

"Segundo especialistas, a situação com a propagação do coronavírus pode piorar, então temos que calcular bem todos os riscos", ressaltou o governante.

Putin declarou que o número médio de novos contágios no país entre os meses de junho e julho é "quase duas vezes menor do que durante o pico", registrado em maio.

Serguei Sobianin, o prefeito de Moscou, considerada o principal foco de Covid-19 na Rússia, afirmou que, apesar do relaxamento das restrições, a cidade manterá a proibição de eventos de massa até, "pelo menos, o final de agosto".