Topo

Esse conteúdo é antigo

Líbano decreta estado de emergência por 15 dias em Beirute após explosão

Da EFE, em Beirute

05/08/2020 16h32

O governo do Líbano decretou nesta quarta-feira o estado de emergência por 15 dias em Beirute, que ficará sob controle militar após a grande explosão ocorrida na zona portuária que deixou mais de cem mortos e 4 mil feridos.

A ministra da Informação libanesa, Manal Abdel Samad, explicou que o estado de emergência é "renovável, e a autoridade militar mais importante será diretamente responsável por manter a segurança" na capital. A decisão foi tomada hoje durante uma reunião do gabinete de ministros.

A devastadora explosão em um armazém com 2.750 toneladas de nitrato de amônio no porto atingiu diversos bairros da cidade. Pelo menos cem pessoas morreram e 4 mil ficaram feridas, segundo o governo libanês e a Cruz Vermelha;

De acordo com as informações inicialmente divulgadas pelo govenro, o fertilizante estava armazenado há seis anos no porto, e nenhuma iniciativa foi tomada para garantir a segurança do local.

O Líbano vive um dia de luto nacional nesta quarta-feira, enquanto as equipes de resgate continuam buscando corpos e sobreviventes entre os escombros.