Topo

Trump diz que explosão em Beirute parece "ataque" a "bomba"

05/08/2020 00h53

Washington, 4 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a explosão ocorrida nesta terça-feira em Beirute - que segundo autoridades locais teria origem em um carregamento de mais de 2 mil toneladas de nitrato de amônio - pode ter sido provocada por um "ataque" com "algum tipo de bomba".

"Parece um ataque horrível", disse Trump a jornalistas na Casa Branca ao se referir à explosão que aconteceu no porto de Beirute e deixou mais de 70 mortos e cerca de 4 mil feridos.

"Eu encontrei alguns de nossos generais, e eles parecem sentir que foi (um ataque). Isso não foi algum tipo de explosão industrial", acrescentou o presidente dos EUA.

Ainda segundo Trump, os generais "parecem pensar que foi um ataque, foi algum tipo de bomba".

A enorme explosão atingiu Beirute em uma época em que o país está passando por uma de suas piores crises econômicas desde o fim da guerra civil em 1990.

O primeiro-ministro libanês Hassan Diab revelou em reunião com o presidente Michel Aoun que um carregamento de 2.750 toneladas de nitrato de amônio que estavam em um armazém não fiscalizado há seis anos teria sido a causa da explosão.

Diab prometeu em um breve discurso transmitido por emissoras locais que os responsáveis pelo incidente "pagarão o preço", pois a "catástrofe não passará sem responsabilidade".