Topo

Pelo menos 60 pessoas seguem desaparecidas após explosão do porto de Beirute

08/08/2020 15h55

Beirute, 8 ago (EFE).- Pelo menos 60 pessoas ainda estão desaparecidas por conta da explosão que devastou parte de Beirute na última terça-feira e até agora causou 154 mortes e deixou 5 mil feridos, de acordo com informações divulgadas neste sábado pelo Ministério da Saúde do Líbano.

O porta-voz disse hoje que seguem as buscas por 60 desaparecidos, embora tenha reconhecido que ainda estão revisando esses números.

"Existem 25 corpos não identificados, mas não temos certeza se eles estão entre os 60 desaparecidos ou não", afirmou.

De acordo com o último balanço oficial divulgado ontem pelo Ministério libanês, 154 pessoas morreram e mais de 5 mil ficaram feridas.

Cerca de 120 dos feridos estão em estado grave de saúde e, de acordo com o ministério, 20% dos feridos tiveram que ser hospitalizados.

Na última terça, um incêndio provocado por causas que ainda estão sendo investigadas em um armazém no porto da capital, onde estavam armazenadas quase 3 mil toneladas de nitrato de amônio, causou uma grande explosão e uma onda de choque que atingiu casas a mais de 5 quilômetros de distância.

Dezenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas e muitas delas estão recebendo ajuda de organizações internacionais que montaram tendas na área afetada.

Até agora, o diretor-geral da Adunas foi preso e o diretor do porto continua em prisão domiciliar, assim como pelo menos outras 15 pessoas, enquanto a investigação prossegue para apurar as causas do acidente.

O presidente libanês, Michel Aoun, indicou ontem que nenhuma hipótese está descartada para explicar a explosão e que deve ser determinado se foi devido a um ato de negligência ou poderia ser devido a uma intervenção externa, um míssil "ou qualquer outro ato". EFE

amo-jlp/phg