Topo

China detecta vestígios de coronavírus em frangos importados do Brasil

13/08/2020 13h11

Pequim, 13 ago (EFE).- A cidade de Shenzhen, na província de Guangzhou, no sul da China, encontrou traços do novo coronavírus em amostras de um lote de asas de frango congeladas importadas do Brasil, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pela imprensa local.

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças local garante ter encontrado os restos na superfície de uma amostra deste produto, e que os testes de ácido nucléico que foram realizados deram positivos, segundo o jornal estatal chinês "Global Times".

Como resultado, todo o pessoal relacionado que poderia ter tido contato com o produto em questão também teve que passar por testes, que até o momento foram negativos, segundo a informação.

Além disso, todos os lotes do produto contaminado que já foram vendidos foram rastreados e confiscados pelas autoridades, acrescentou o jornal.

A agência recomendou que os consumidores sejam cautelosos ao comprar carne e frutos do mar importados e tomem "precauções para reduzir o risco de infecção".

Este não é o primeiro caso dessas características na China, já que ontem, na cidade de Wuhu, pertencente à província de Anhui, também foram encontrados vestígios da Covid-19 nas embalagens de camarão importado do Equador, enquanto em uma cidade portuária da província de Shandong, foram detectados vestígios nas embalagens de peixe congelado.

Em 10 de julho, a China suspendeu as importações de camarão branco congelado de três empresas equatorianas depois de encontrar vestígios do vírus em suas embalagens, informou a Administração Geral das Alfândegas.

Segundo informações da emissora estatal "CCTV" divulgadas na última terça-feira, um restaurante de Wuhu armazenou a embalagem contaminada em uma geladeira desde que foi comprada e que todas as lojas da cidade com mercadorias relacionadas foram fechadas. EFE

jco/phg