Topo

Rússia produz primeiras 15,5 mil doses de sua vacina contra Covid-19

17/08/2020 12h11

Moscou, 17 ago (EFE).- O primeiro lote da vacina Sputnik V, criada pela Rússia para a prevenção da Covid-19, ultrapassou 15 mil doses, informou nesta segunda-feira a assessoria de imprensa da fábrica farmacêutica Binnopharm.

Na última sexta-feira foi anunciado o início da produção em série da vacina, sem especificar as quantidades, mas hoje a empresa revelou que "o primeiro lote industrial da vacina foi de 15,5 mil doses", segundo a agência "TASS".

Ontem, a Rússia anunciou que a campanha de vacinação em massa contra o novo coronavírus começará dentro de um mês.

O diretor do Centro de Microbiologia e Epidemiologia Gamaleya, Alexandr Ginzburg, que desenvolveu a primeira vacina registrada no país contra a doença, indicou que nos próximos sete ou dez dias começarão os estudos após o registro do preparo, nos quais dezenas de milhares de pessoas serão vacinadas.

Guinzburg destacou que os estudos vão durar entre quatro e seis meses, mas isso não impedirá o início da vacinação em massa da população, que, como declararam as autoridades do país, será voluntária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu com cautela a notícia de que a Rússia havia registrado a primeira vacina do mundo contra a Covid-19, salientando que ela, como as demais, deve seguir os procedimentos de pré-qualificação e revisão estabelecidos pela agência.

Até o momento, a Rússia acumula 927.745 casos e 15.740 mortes por Covid-19, permanecendo em quarto lugar em número de infectados, abaixo dos Estados Unidos, Brasil e Índia. EFE

fss/phg