Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-presidente da Índia, Pranab Mukherjee morre aos 84 anos após contrair covid-19

Pranab Mukherjee entrou na vida pública em 1969, quando ingressou no Parlamento - Getty Images
Pranab Mukherjee entrou na vida pública em 1969, quando ingressou no Parlamento Imagem: Getty Images

Da EFE, em Nova Délhi

31/08/2020 17h43

Ex-presidente da Índia entre 2012 e 2017, Pranab Mukherjee morreu hoje, aos 84 anos, após ter sido submetido a uma cirurgia ao cérebro no início deste mês, além de ter contraído o novo coronavírus, e de sofrer diversas complicações que o mantiveram em coma durante dias.

"Com grande pesar, informamos que meu pai Pranab Mukherjee acaba de falecer, apesar dos melhores esforços dos médicos do hospital e das orações das pessoas de toda a Índia. Obrigado a todos", postou seu filho, o político Abhijit Mukherjee, na rede social Twitter.

O ex-presidente indiano deu entrada no Hospital Militar de Délhi no último dia 10 para se submeter a uma cirurgia para remover um coágulo de sangue de seu cérebro.

Nesse mesmo dia, anunciou em suas redes sociais que tinha testado positivo para Covid-19 e pediu para que as pessoas que tiveram contato com ele nos dias anteriores se isolassem e fizessem o teste.

Após a operação, o hospital informou que Mukherjee estava em coma profundo e, posteriormente, sua saúde continuou a piorar, pois ele desenvolveu uma infecção pulmonar e disfunção renal, necessitando de assistência respiratória.

O presidente da Índia, Ram Nath Kovind, foi um dos primeiros a transmitir suas condolências à família de seu antecessor e a destacar o importante legado que Mukherjee deixou na história indiana.

"Seu desaparecimento marca o fim de uma era. Um colosso da vida pública, ele serviu à Mãe Índia com o espírito de um sábio. A nação está de luto pela perda de um de seus filhos favoritos. Condolências a sua família, amigos e a todos os cidadãos", disse Kovind, em sua conta oficial no Twitter.

Mukherjee entrou na vida pública em 1969, quando ingressou no Parlamento. Ele fez quase tudo, seja à frente, sucessivamente, dos Ministérios das Relações Exteriores, da Fazenda e da Defesa, seja decidindo os planos econômicos do país na Comissão de Planejamento.

Em julho de 2012, aos 76 anos, foi eleito o 13º presidente da Índia, cargo formal e sem funções executivas de acordo com a Constituição do país.

Cinco anos depois, foi sucedido no cargo por Ram Nath Kovind, um membro da comunidade marginalizada Dalit. Desde então, decidiu se afastar da vida política devido a problemas de saúde decorrentes de sua idade avançada, embora continuasse a aparecer esporadicamente em eventos.