Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS revisará resposta à pandemia de covid-19 nesta semana

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, anunciou uma reunião de especialistas da entidade - Fabrice COFFRINI / POOL / AFP
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, anunciou uma reunião de especialistas da entidade Imagem: Fabrice COFFRINI / POOL / AFP

08/09/2020 01h27

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, anunciou ontem que será realizada nesta semana uma primeira reunião de especialistas da entidade para analisar todo o processo de resposta à pandemia de covid-19.

O comitê, que se reunirá nos dias 8 e 9 de setembro, "avaliará o funcionamento das Regulações Sanitárias Internacionais durante a pandemia e recomendará mudanças se considerar necessário", afirmou o chefe da organização em entrevista coletiva.

A OMS divulgou uma lista com os 23 especialistas que integram o comitê. Entre os pontos a serem revisados estão a convocação de comitês de emergências em janeiro, quando havia conhecimento sobre os primeiros casos de covid-19 na China, e a declaração de emergência internacional no fim do mesmo mês.

Paralelamente a este comitê, outro totalmente independente da OMS analisará a gestão da entidade durante a pandemia. Por enquanto, sabe-se apenas que este segundo será co-presidido por Helen Clark, ex-primeira ministra da Nova Zelândia, e Ellen Johnson Sirleaf, ex-presidente da Libéria.

A gestão da pandemia por parte da OMS recebeu diversas críticas, principalmente dos Estados Unidos, cujo governo anunciou que sairá da organização no ano que vem.